Mudanças no corpo da mulher durante a gravidez

1º trimestre

Descobrir que está grávida é um momento de muita emoção, mas também é um período de dúvidas e mudanças. O primeiro trimestre é marcado por alterações.

Com todas essas mudanças acontecendo, o corpo gasta muita energia, então se sentir sonolenta é super normal.

2º trimestre

Podemos considerar esta a fase mais tranquila para a mulher. O corpo já está mais ajustado às mudanças hormonais e os enjoos, que são o grande martírio do 1º trimestre, já não existem mais.
Nesse período, o ganho de peso normal é entre 5 e 7 quilos. A mudança no corpo já é mais visível e a barriga tende a crescer rápido. Apesar do fim dos enjoos, a fadiga pode permanecer, afinal, o corpo está trabalhando a todo vapor para acomodar o feto, mas, apesar do cansaço, é normal ter insônia.

O metabolismo acelerado pode causar um aumento na frequência cardíaca e uma queda na pressão. Fique tranquila, isso é absolutamente normal.

3º Trimestre

Aqui o bebê cresce e se desenvolve de forma notável, devido a isso, a barriga da mulher fica ainda maior, o que pode causar desconforto ao dormir, dores nas costas e inchaços nos membros inferiores. Com o crescimento do bebê, é comum a mãe sentir uma leve falta de ar, por conta da compressão do diafragma.
Ficar um pouco mais tensa é normal, por conta da aproximação do parto.

Toda essa jornada vale a pena. Relaxe e se prepare para a chegada do seu bebê.