O que fazer para melhorar a saúde dos óvulos

Para garantir que os óvulos estejam saudáveis e você possa engravidar (seja com um parceiro, ou com programas de gravidez assistida), é importante que, além de evitar os maus hábitos que citamos em nosso post anterior, você também incorpore hábitos saudáveis em sua rotina.

Pensando nisso, separamos 3 dicas essenciais que irão colaborar para o equilíbrio hormonal e, com isso, proporcionar a geração de óvulos saudáveis que poderão ser fertilizados com maior facilidade.

Confira!

1º: Evite o sedentarismo

Para passar por um processo de gestação saudável, é bom começar a se mexer. E como primeiro passo, anote na agenda: comece a se planejar para praticar qualquer tipo de atividade física por mais de 30 minutos em, pelo menos, 3 vezes por semana.

Além de garantir o equilíbrio hormonal necessário para gerar óvulos saudáveis, esses hábitos deixarão você muito mais feliz, já que as atividades físicas geram a endorfina, um hormônio produzido pelo cérebro e que, após liberado na corrente sanguínea, gera sensação de bem estar e colaborando com o bom humor.

Além de todo esse benefício imediato, as atividades físicas também oferecem benefícios de longo prazo, já que trarão benefícios à saúde por toda a sua vida.

2º: Tenha uma rotina menos estressante

Sabemos que, se dependesse só de você, sua rotina seria a mais leve possível. Mas, como muitas coisas aparecem em meio ao dia a dia, é importante tomar para si o comando de algumas escolhas que poderão manter sua tranquilidade por mais tempo.

Ainda que o seu trabalho provoca alto desgaste e grande estresse, não tenha medo de fechar a porta para os problemas profissionais após o horário do expediente.

Minimize a importância de pessoas que deixam você indisposta — seja aquele colega de trabalho, o vizinho resmungão ou até mesmo outros motoristas impacientes com o trânsito.

Escolha uma boa seleção de músicas agradáveis, coma algo que deixe você mais feliz e pense nos planos futuros, como a possível realização do sonho de ser mãe.

Essas pequenas decisões no seu dia a dia certamente ajudarão a sua rotina ser melhor e ajudarão no equilíbrio de sua saúde hormonal.

3º: Conheça os alimentos benéficos à saúde dos óvulos  

Que ter óvulos mais saudáveis, anote na sua lista de compras alguns alimentos que sejam ricos em ácido fólico, vitamina D e ômega 3.

Essas proteínas são bastante valiosas para estimular a ovulação saudável e podem colaborar muito bem com o seu planejamento para congelar óvulos.

  • O ácido fólico pode ser encontrado em alimentos, como: ovos, espinafre, laranjas e cítricos, carnes vermelhas, lentilha e couve de Bruxelas, entre outros.
  • Já a vitamina D é abundante no leite, peixes como sardinha e salmão, cogumelos, laranjas, fígado bovino e cereais.
  • O ômega 3 é farto em peixes de forma geral, frutos do mar, nozes, amêndoas, sementes de chia e grãos de soja.

Esses foram as nossas três primeiras dicas que vão funcionar muito bem para garantir que a sua ovulação seja a mais saudável possível para quando você decidir ser mãe.
A nossa última dica é voce navege pelo nosso site para entender mais sobre o congelamento de óvulos e, assim, ser mãe na melhor hora: aquela que você definir.