O que pode causar a infertilidade?

Ser mãe é um sonho que depende de muitos fatores para se tornar realidade. Um dos grandes obstáculos é a infertilidade. Por isso, é tão importante se planejar para viver uma gravidez mais tranquila. Fique por dentro das principais causas de infertilidade.

O tempo não perdoa: a idade influencia muito

Com o passar dos anos, é nítido o aumento do risco de abortos espontâneos e a redução das chances de engravidar. Desde o nascimento de qualquer mulher, os seus óvulos já estão com um número fixo. Isso significa que com a liberação deles com o passar do tempo, essa quantidade diminui representativamente.

Além disso, é importante lembrar que mesmo os óvulos que sobraram podem ter a sua qualidade alterada por diversos fatores.

Doenças no útero e ovários: é preciso ficar atenta

Endometriose, leiomiomas e desequilíbrios hormonais também são causas de infertilidade. E ainda: síndromes como a do ovário policístico entram nessa lista. Ter um médico de confiança para fazer um acompanhamento regular faz toda a diferença nessas situações. Afinal, quanto antes uma dessas condições for mapeada, mais chances de você se planejar e preparar para engravidar.

Fumar: um hábito nada saudável

Além desses fatores, a qualidade de vida possui um papel fundamental na luta contra a infertilidade. É justamente aí que o hábito de fumar pode atrapalhar (e muito!) quem tenta ter filhos. Já que o cigarro pode gerar uma diminuição da reserva ovariana, alterar as taxas hormonais e desregular o ciclo menstrual.

Só você sabe a hora ideal para dar esse grande passo de ter um filho. A gravidez tem que ser no seu momento. E claro: da forma como você desejar. Para entender mais sobre esse universo, conte com a gente.