O Tempo é Implacável para Quem Deseja Ser Mãe

Quando nascem, as mulheres contam com 1 milhão de óvulos. É uma quantidade bastante considerável, não é mesmo? Porém, essa quantidade irá diminuir rapidamente com o passar de poucos anos.

Já no início da adolescência, quando entra na menarca (primeira menstruação), a mulher já perdeu metade dos seus óvulos, restando apenas 500 mil óvulos, sendo que, a cada menstruação, ou seja, mensalmente, haverá uma perda estimada de 1.000 óvulos. Passando pela maturidade e chegando à menopausa, essa quantidade diminui drasticamente, atingindo apenas 1.000 óvulos.

Para entender bem como o passar do tempo interfere diretamente no potencial reprodutivo da mulher, entre os 35 e 40 anos, 1 em cada 5 casais apresentam alguma dificuldade para engravidar, enquanto que após os 40 anos, essa taxa chega a 1 em cada 4 casais. Por isso, esses são números absolutamente relevantes, principalmente, para quem priorizou outras conquistas pessoais ao longo da vida e, quando chegou aos 40, definiu como novo objetivo o sonho de ser mãe.

Biologicamente, a idade materna avançada ocorre por volta dos 38 anos, quando o ovário perde grande qualidade de produção de óvulos. Ainda que não seja impossível engravidar a partir dessa faixa etária, as possibilidades tendem a ser cada vez menores.

Além da diminuição natural na produção de óvulos, outros fatores podem contribuir com a queda na reserva ovariana, como:

  • Menopausa precoce: Atinge cerca de 1% das mulheres jovens, podendo ocorrer, inclusive, antes dos 30 anos.
  • Tratamentos químicos no organismo: Quimioterapia e radioterapia afetam diretamente a saúde reprodutiva. Para mulheres que vão passar por esses tratamentos, é recomendado congelamento de óvulos.

São muitos os fatores que podem contribuir com a impossibilidade de ser mãe. Além do desgaste biológico, o passar dos anos pode trazer agravos à saúde reprodutiva da mulher e, com isso, diminuir as chances da maternidade.

Portanto, saber como programar o sonho da maternidade no momento ideal da sua vida, fará toda a diferença. Entre em contato conosco para mais informações.