A saúde mental da mulher

A saúde mental é ponto chave para termos qualidade de vida e cuidar dos planos que queremos realizar em nossas vidas, a curto, médio e longo prazo. Ultimamente o assunto tem ganhado destaque por conta da importância e relevância do tema em relação ao nosso cotidiano e vida em sociedade. Afinal, quem está com a saúde mental em dia? Poucos, mas a verdade é que muitos podem chegar a ter essa conquista.

O que é saúde mental?

A saúde mental não possui uma definição oficial para o conceito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O termo está muito relacionado a forma como uma pessoa reage aos desafios, mudanças e exigências da vida, como trabalha ideias e emoções. No nosso dia a dia é normal vivenciarmos variadas emoções, das mais diversas origens e que fazem parte: raiva, tristeza, alegria, satisfação, ansiedade etc. Mas o segredo está em COMO lidamos com essas emoções e sentimentos, isso determina a qualidade da nossa saúde mental.

Alcançar um equilíbrio ajuda a manter distância de transtornos mentais. Essa desarmonização emocional facilita o surgimento de doenças mentais e dificulta a vida das pessoas que sofrem com a ausência de saúde mental e também as pessoas ao seu redor. Podemos dizer que saúde mental contempla: capacidade de se sentir bem, em harmonia; habilidade em manejar de forma positiva às adversidades e conflitos, reconhecimento e respeito dos nossos limites, satisfação em viver e se relacionar com outros.

Como cuidar da saúde mental?

Pequenas ações e atitudes podem trazer muitas mudanças positivas ao longo do tempo e provocar um impacto positivo no corpo e mente. Alguns pilares essenciais para o autocuidado devem ser seguidos, como por exemplo:
Nutrição: importante ter bons hábitos alimentares;
Atividades físicas: praticar exercícios físicos regularmente ajuda na produção de hormônios responsáveis pelo bem estar;
Práticas voltadas para mente-corpo-espiritualidade: encontrar um momento a sós e observar a si mesma é fundamental para o autoconhecimento;
Relacionamentos: ter amigos por perto, para dialogar, é fundamental para manter a nossa saúde mental e cabeça aberta;
Contato com a natureza: estar perto do natural, de vida, é necessário para gerar uma perspectiva de pertencimento.

A saúde mental NÃO PODE estar desconectada da saúde do corpo – uma complementa a outra, uma é FUNDAMENTAL para o bom funcionamento da outra. Por isso, adote hábitos saudáveis, mantenha seus amigos por perto e tenha hobbies que te deixem conectados com a vida lá fora e com o seu interior. Saber a hora de descansar é fundamental para continuarmos vivendo com qualidade de vida.