Câncer e maternidade: é possível?

O câncer é uma das doenças mais difundidas pelo mundo e que é objeto de estudo em muitas universidades e laboratórios. Afinal, seu diagnóstico pode ser muito difícil ou até mesmo tardio para um tratamento de sucesso – mas a taxa de sucesso e de cura ainda é muito significante e não deve impedir sonhos como o da maternidade.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) os cânceres mais comuns entre mulheres são: câncer de mama, cólon e reto, pulmão e colo do útero, respectivamente. A incidência da doença merece um destaque porque precisamos falar sobre formas de preservar a maternidade com a confirmação do diagnóstico. Como os tratamentos costumam ser invasivos e até afetar diretamente e permanentemente a fertilidade, é importante que mulheres tenham consciência de que existem alternativas para preservar os óvulos.

Um procedimento que costuma ter muito êxito e trazer segurança para a paciente oncológica é o congelamento de óvulos. Essa forma de preservar óvulos faz com que a mulher possa ter uma nova possibilidade de engravidar de uma criança biologicamente sua. Os óvulos guardados podem ser utilizados após o tratamento oncológico finalizado e assim a mulher consegue a cura e realizar o sonho de ser mãe.

Fale com seu médico oncologista sobre as possibilidades e procure uma clínica especializada para saber mais sobre suas opções. Informação é tudo!