Fertilidade: é possível aumentá-la?

A fertilidade pode ser afetada de muitas formas, já vimos que alimentação, hábitos e até genética podem ter um impacto negativo na nossa saúde reprodutiva – tanto para homens, quanto mulheres. Mas será que há alguma forma de aumentar essa facilidade de gerar um filho?

É importante levar em consideração que alguns fatores como idade são incontestáveis, ou seja, não há muito o que possamos fazer para deixar seu organismo mais “novo”. Mas há formas de procurar tratamento que viabilize e melhore as chances de você engravidar e manter essa gestação até o final.

Esse trabalho é realizado junto com o médico especialista em reprodução humana e você pode ajudar trabalhando alguns elementos básicos e que fazem muito bem para o corpo, como por exemplo: boa alimentação, prática de exercícios físicos regulares e sono de qualidade. Todos esses pontos são fundamentais para mantermos nossa saúde física, mental e melhorar a fertilidade. Com o auxílio médico adequado e exames é possível entender se há algum fator de risco para esse casal, algo que dificulte ou impossibilite a gravidez.

Então, a resposta rápida é: sim, existem formas de melhorar sua fertilidade e elas se resumem em: cuide da sua saúde física e mental com acompanhamento médico especializado – você e seu parceiro, caso queiram ter filhos. Afinal, infertilidade é algo para ser tratado como ‘do casal’ e jamais de uma única pessoa da relação.