Infertilidade Masculina: o que é e como tratar?

A infertilidade é uma condição que o organismo, seja ele masculino ou feminino, apresenta e que dificulta a reprodução natural. São muitos os motivos e origens da infertilidade no corpo humano, mas é muito natural que a gente associe essa dificuldade ao feminino. Mas você sabia que, em ambos os gêneros, a taxa de infertilidade é a mesma?

Segundo a Centers for Disease Control and Prevention (CDC), 35% dos casais pelo mundo enfrentam algum problema com a infertilidade – seja ela masculina, feminina, em ambos ou não sendo identificadas. Mas, ainda assim, segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a taxa de infertilidade para homens e mulheres é igual. 

A  verdade é que a infertilidade masculina ainda é um grande tabu e isso acontece porque acaba mexendo com algo muito íntimo: a masculinidade. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Os homens, assim como as mulheres, precisam de ajuda médica para diagnosticar e tratar a infertilidade. 

Para chegarmos ao diagnóstico é preciso que o casal esteja, há pelo menos um ano, tentando engravidar de forma natural e sem sucesso. Porém, quando a mulher tem mais de 35 anos, esse tempo diminui para seis meses.

Entre as principais causas da infertilidade masculina, podemos citar: varicocele, disfunções hormonais, infecções, tabagismo, alcoolismo, estresse, poluição, má alimentação e obesidade. Algumas dessas causas não tem como prevenir, como é o caso da varicocele, mas é por isso que é tão importante que o homem se consulte regularmente com um médico, mantenha uma vida saudável e com hábitos que façam com que seu corpo funcione da melhor forma possível. 

A infertilidade não tem cura, mas tem tratamento  cada caso é analisado por um médico especialista em reprodução humana, que vai conseguir traçar a melhor estratégia para que você construa sua tão sonhada família. Entre os principais tratamentos está a inseminação artificial que consegue gerar um embrião com o óvulo da mãe e o espermatozóide do pai em laboratório.