O que é o programa Gravidez na Minha Hora?
27 de outubro de 2020É natural, na nossa sociedade, encontrarmos o tema maternidade sendo discutido por muitas mulheres em diferentes fases da vida. Porém, não são todas que já sabem se querem ser mães ou qual o momento mais adequado para gerar, criar e educar filhos.
Atualmente a mulher ocupa diversos papéis na sociedade, construindo carreiras consolidadas e possuindo mais liberdade de escolha sobre seu estilo de vida. Foi pensando nessa realidade que o programa Gravidez na Minha Hora nasceu, para auxiliar as mulheres que desejam escolher com autonomia o melhor momento para engravidar, independentemente da faixa etária.
Não existe um padrão para viver a maternidade. Não há uma regra que entre 30 e 33 anos todas as mulheres precisam engravidar, por exemplo. Existe o fator biológico, mas a escolha deve ser feita considerando diversos fatores e todos dizem respeito ao fato daquela mulher estar pronta emocionalmente para receber um bebê, o que não está diretamente relacionado à idade, mas sim do momento de vida. É neste cenário que a preservação da fertilidade se torna um assunto tão importante.
O projeto abordará temas que ainda são considerados tabus relacionados à fertilidade feminina, como: a menstruação, sexualidade, maternidade e a menopausa, sempre com foco em ressaltar o papel da mulher na tomada de decisão sobre temas relacionados ao seu período fértil. Essa trajetória envolve desde a primeira conversa com o seu médico, até o momento da decisão de engravidar ou não.
A campanha pretende levar apoio e informação para as mulheres sobre a hora certa de engravidar, tomando essa decisão de forma segura e com tranquilidade. Atualmente, as técnicas de reprodução humana permitem que a maternidade e paternidade sejam planejadas e possam coincidir com o momento que a mulher ou os casais optem por tentar conceber uma criança.
Neste cenário, o congelamento de óvulos aparece como uma opção viável e segura de escolha e de planejamento para as mulheres. A técnica de criopreservação, que consiste no congelamento dos óvulos, pode ser realizada por qualquer mulher em idade adulta e tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos.
Para conseguir decidir e viver a maternidade no seu tempo, é importante desmistificar certos tabus e, sobretudo, orientar as mulheres sobre a fertilidade feminina e como é possível planejar a maternidade.
Para conhecer mais sobre a campanha, acesse os canais:
Instagram: @gravideznaminhahora
Facebook: /gravideznaminhahora