138942566849362_828794267864185
25 de setembro de 2020A busca por congelamento de óvulos disparou durante a pandemia. Mas por qual motivo? 👀
Em meio a esse período de incertezas, muitas mulheres replanejaram suas rotas, buscando alternativas pra adiar a maternidade de forma mais tranquila. E uma das opções mais procuradas é a criopreservação.
Embora a Covid-19 não apresente sinais de contaminação do feto ou risco de má formação e outros problemas, a busca pelo congelamento aponta que a ideia de aguardar um melhor cenário vem sendo a alternativa mais considerada.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida flexibilizaram algumas regras pra que não somente mulheres que haviam iniciado o tratamento antes da pandemia pudessem continuá-lo. Desta forma, outros grupos considerados prioritários, como pacientes oncológicas, com baixa reserva ovariana ou em idade avançada, também pudessem iniciar o procedimento. Atualmente, cada caso está sendo avaliado de forma individual para que mais mulheres, mesmo que não estejam em situação prioritária, possam recorrer ao congelamento neste período.